Perguntas Frequentes

Como faço para saber os valores das casas?

O cliente pode estar solicitando através de ligação telefônica, WhatsApp, Site ou outro canal de atendimento. Não fazemos a divulgação de valores no site ou redes sociais, porque precisamos sempre saber a localidade para poder passar o valor correto.

A Embloco possui alguma certificação?

Sim, somos certificados ISO 9001 e PBQP-H. Temos controle rigoroso de todos os processos. Implantamos um ERP, que integra todas as áreas da organização a fim de assegurar um bom fluxo de informações e operações. O sistema ERP (Sistema de Gestão) integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos. Assim, asseguramos um bom fluxo de informações e operações.

Como o terreno precisa estar para a obra poder ser executada?

O cliente precisa deixar o terreno limpo, nivelado e compactado, com água e energia elétrica e acesso a caminhão. Nós daremos as orientações quando estivermos fechando o contrato.

É necessário contratar engenheiro, arquiteto e mandar fazer projeto?

Não, pois a Embloco possui engenheiro contratado, como também irá fazer o projeto após o fechamento do contrato. Os valores de alvará, ART de execução, engenharia, estão todos inclusos.

O que é necessário para poder dar início na construção?

Após o fechamento do contrato com a Embloco, nós iremos dar entrada do projeto na prefeitura, pagar as taxas necessárias, assim como a ART e também o alvará. No caso de ser um financiamento da CEF, nós solicitamos que o cliente antecipe o pagamento das taxas e alvará e, após a aprovação da CEF, nós reembolsaremos os valores para o cliente novamente. Isso é feito para evitar que a gente entre com um projeto na prefeitura cujo financiamento, por alguma razão entre a aprovação com o correspondente CEF até a assinatura na CEF, seja reprovado o crédito. Poderão existir taxas exclusivas de determinadas cidades, e em outra questão, falaremos sobre taxas.

A casa é feita com blocos? É possível comprar apenas os blocos?

Não, nós construímos as paredes e lajes em nossa fábrica. São painéis inteiros, feitos com aço e concreto usinado. Temos paredes pesando até 3 toneladas. No momento da construção no terreno do cliente, a gente constrói o radier (fundação) e depois transporta as paredes e lajes até o local, onde é realizada a montagem e posteriormente, o acabamento.

Quais os modelos das casas?

Temos 6 modelos de casas:

  • Turim: 54,82 m² e tendo 2 dormitórios (é o mesmo modelo da Primor abaixo, com alterações pontuais para programas habitacionais).
  • Primor: 59,85 m² e tendo 2 dormitórios.
  • Mestria: 67,90 m² e tendo 1 suíte + 1 dormitório
  • Verona: 67,90 m² e tendo 3 dormitórios
  • Sublime: 86,10 m² e tendo 1 suíte + 2 dormitórios
  • Gênova: São 4 opões sendo cada unidade de 51,20 m² / 55,75 m² / 60,28 m² / 62,55 m² e tendo 2 dormitórios. As medidas de frente (largura) são 5,50m / 6,00m / 6,50m / 6,75m. Essas 4 opções são para facilitar o atendimento de medidas de terrenos diferenciadas.
Posso furar a parede?

Muitos clientes fazem essa pergunta, talvez em dúvida sobre a resistência das paredes. Pode furar sim, porém é necessário que tenha uma broca de aço de boa qualidade e uma furadeira de impacto.

    Eu já tenho um projeto. Vocês executam a construção desse projeto?

    Não, pois nosso sistema construtivo busca a velocidade, além da qualidade e bom valor. Dessa forma, construímos apenas os modelos informados em nosso site.

      Posso mudar a planta?

      Não, pois a nossa velocidade construtiva e custo estão justamente associados aos projetos que já temos. É dessa forma que conseguimos construir uma casa da fundação (radier) até a entrega das chaves nas mãos em apenas 45 à 60 dias úteis (o prazo varia conforme o modelo da casa).

        A casa vem pintada?

        Sim, a pintura é feita com tinta “Acrílica Fosca” e é o cliente que escolhe a cor. No pantone de cores, o cliente poderá escolher qualquer cor até o 4º tom do pantone, iniciando da cor mais clara até o 4º tom. Caso o cliente desejar um tom que esteja acima desse, então terá o custo da diferença.

        Para as casas Turim, Primor, Mestria, Verona e Gênova, pode ser escolhida uma cor interna e uma cor externa. Caso desejar uma segunda cor interna ou uma segunda cor externa, terá um custo adicional. No modelo de casa Sublime, já estão inclusas até duas cores internas e duas externas, também até o 4º tom do pantone.

          As casas vêm com qual tipo de piso? Posso trocar?

          As casas Turim e Gênova, vêm com piso cerâmico em todo o interior e o rodapé no mesmo material, na medida de 45x45cm. Nas casas Primor, Mestria e Verona, vêm com piso cerâmico em todo o interior e o rodapé no mesmo material, na medida de 60x60cm. A Casa Sublime vem com porcelanato em todo o interior e exterior, na medida de 60x60cm e o rodapé no mesmo material. Existe opção de fazer upgrade, mudando do piso cerâmico 45×45 para 60×60 por exemplo, mediante custo adicional. Também temos opção de aplicar o piso cerâmico ou porcelanato no lado externo das casas que originalmente não é aplicado, mediante custo adicional.

          Posso solicitar a troca de piso cerâmico (nos modelos de casas que vêm com piso cerâmico) por porcelanato?

          Sim. Tanto no modelo Turim, que originalmente vem com piso cerâmico 45×45 e pode mudar para 60×60 mediante diferença de custo, o mesmo se aplica para a troca por porcelanato.

          Posso solicitar a troca de porcelanato bold por porcelanato retificado?

          Caso o cliente desejar ter em sua casa o porcelanato retificado, poderá estar solicitando para nós o desconto do porcelanato bold que não iremos aplicar (o valor descrito do m2 no memorial descritivo multiplicado pela metragem da área útil não aplicada) e estar comprando o porcelanato retificado diretamente com o fornecedor de sua escolha e posteriormente, também fazer a contratação do profissional para aplicação. O cliente irá se comprometer de realizar essa aplicação após a pintura interna ter sido realizada e antes de colocarmos os caixilhos de portas e rodapés.

          Posso solicitar a NÃO APLICAÇÃO do piso cerâmico ou porcelanato, para aplicação de outro material como vinílico ou laminado?

          Sim. Caso o cliente opte por algum outro material, podemos estar deixando de aplicar o material padrão e conceder desconto ao cliente (o valor descrito do m2 no memorial descritivo X a metragem retirada). O cliente poderá então estar adquirindo o produto de sua preferência com outro fornecedor de serviços e se comprometer de realizar essa aplicação após a pintura interna ter sido realizada e antes de colocarmos os caixilhos de portas e rodapés.

          Qual a diferença entre porcelanato bold e porcelanato retificado?

          O revestimento chamado de bold é aquele com acabamento tradicional, onde as bordas são levemente arredondadas. Uma dica importante é que o revestimento bold geralmente possui menor preço de compra e instalação. Já o chamado revestimento retificado possui bordas retas ou lapidadas. Por essa razão, caso o cliente opte por estar adquirindo porcelanato retificado, terá um custo adicional conosco que é a diferença da mão de obra, que irá acrescer para a aplicação do porcelanato retificado.

          A casa vem com laje?

          Sim, todos os modelos que temos vêm com laje possuindo 10 cm de espessura, malha de aço e com isolamento termo acústico, para auxiliar na termicidade e acústica. No verão, reduz a passagem do calor para o interior da casa, e no inverno reduz a passagem do frio. Também reduz com bastante eficiência, a passagem de ruídos externos para o interior.

          Qual a espessura das paredes?

          As paredes externas possuem 15 cm de espessura, são feitas com aço e concreto usinado auto-adensável. Na camada central colocamos uma camada de isolante termo acústico para trabalhar a termicidade e acústica. No verão, reduz a passagem do calor para o interior da casa, e no inverno reduz a passagem do frio. Já as casas Turim e Gênova, possuem paredes externas maciças com 10 cm de espessura. A parede que separa as casas geminadas Gênova possui 20 cm, conforme a norma exige. Em todos os modelos, as paredes internas são com 10 cm de espessura, também maciças.

          Vocês fazem a parte elétrica da casa?

          Sim, entregamos toda a elétrica devidamente instalada. Instalamos toda a fiação elétrica, inclusive nas esperas dos aparelhos de ar-condicionado. Instalamos as tomadas, interruptores elétricos e painel de disjuntores. Cada ar condicionado possui seu disjuntor específico. Ou seja, basta solicitar a ligação da instalação elétrica da casa com a rede da Celesc.

          Unicamente não colocamos os bocais para as lâmpadas, pois os clientes preferem colocar luminárias de suas escolhas. Sobre a bitola, seja para tomadas, lâmpadas, chuveiro, seguimos sempre as normas da NBR.

          A casa vem pronta para morar? Falta algo a ser feito?

          Sim, entregamos a casa pronta para morar. Como mencionado na parte elétrica, não colocamos os bocais para lâmpadas, e também não colocamos louças de banheiro e torneiras pelas mesmas razões, os clientes sempre acabam trocando por modelos de seus gostos. Ao receber a casa, o cliente solicita para um profissional fazer a ligação elétrica no poste de energia, solicita para um profissional fazer a ligação da água e esgoto, e a casa estará funcional.

          Vocês instalam a caixa de gordura?

          Sim, nós fornecemos a caixa de gordura e também a caixa de inspeção. E deixamos tudo instalado e pronto para ser ligado na rede pública de esgoto, tarefa essa de responsabilidade do cliente.

          E como funciona a parte do ESGOTO?

          SE EXISTIR REDE DE ESGOTO EM FRENTE AO IMÓVEL:

          O proprietário é responsável pela construção das instalações prediais de esgoto dentro do terreno. Depois deve fazer o pedido da ligação de esgoto. Tem de levar CPF ou RG e um comprovante de propriedade do imóvel. Nesse caso, não será necessária a instalação de uma fossa.

          Nós deixaremos a espera para fora da fundação e o proprietário será responsável pela ligação.

          SE NÃO EXISTIR REDE DE ESGOTO EM FRENTE AO IMÓVEL:

          Cada residência deve ter tratamento individual (fossa, filtro e sumidouro, por exemplo). A responsabilidade de aquisição e instalação é do proprietário.

          Preciso ter terreno?

          Nós precisamos que o cliente determine o local da construção da casa. Caso possuir o terreno, bastará estar adquirindo um de nossos modelos de casas.

          Em caso de não ter terreno, o cliente deverá identificar um terreno que deseje, para que possa realizar uma “Aquisição de terreno e construção”.

          Posso financiar a casa?

          Todas as casas são financiáveis pelas instituições financeiras. Cada instituição financeira terá suas regras próprias, porém similares em sua forma de avaliar os clientes. Podemos auxiliar realizando uma simulação, onde para isso, enviaremos um pequeno questionário que nos dará as informações necessárias para uma simulação assertiva.

          Posso utilizar carta de crédito de um consórcio contemplado?

          Sim, caso possua uma carta de crédito de um consórcio que foi contemplada, poderá facilmente ser utilizada. E inclusive nós temos contatos com operadoras de consórcio renomadas que semanalmente nos enviam listas de cartas contempladas de clientes que desejam vender as mesmas. Sempre avaliamos as taxas que estão sendo praticadas e auxiliamos no direcionamento ao cliente.

          Meu terreno é com contrato, posso comprar uma das casas?

          Quando o proprietário do terreno vende frações de um terreno com contrato, para TODA a área existe uma matrícula mãe. E, dependendo da cidade, o número de casas que podem ser averbadas em uma mesma matrícula varia. Porém, dependerá da modalidade de pagamento, visto que o terreno com contrato não será aceito pelos bancos como garantia de um financiamento.

          Por sua vez, caso seja com uma carta contemplada de consórcio, existe a flexibilidade de colocar um outro bem em garantia.

          Em Schroeder, por exemplo, podem ter até 4 casas averbadas em uma mesma matrícula, acima disso seria considerado um “loteamento irregular”.

          Então, para quem quiser comprar uma casa À VISTA e colocar em um terreno com contrato, precisa verificar quantas casas já existem averbadas na matrícula mãe e quantas que são permitidas na cidade em questão.

          Para fins de CONSÓRCIO e FINANCIAMENTO, não é possível porque precisaria alienar o terreno e possivelmente não será possível alienar a matrícula mãe, pois ela é composta por áreas que já foram vendidas com contrato para outras pessoas.

          Mas se o cliente tiver OUTRO imóvel de valor compatível para alienar, então OK (e pode ser um imóvel inclusive de parente, até 2º grau).

          Tem custo de frete?

          Até 30 Km, o custo é zero para o modelo Turim e para os demais modelos, grátis até 50 Km. Acima dessas Km, cobramos uma taxa pela quilometragem excedente. Essa taxa varia pela distância e pelo modelo da casa. Informando a cidade, consultamos em nossa tabela de vendas o valor correto.

          A casa vem com garagem?

          Todas as casas são construídas por padrão, sem garagem. Porém o cliente pode estar adquirindo também a construção de garagem, para 1 ou 2 carros. Para isso, consultar os valores com o setor comercial. O posicionamento da garagem é escolhido pelo cliente, podendo ser do lado esquerdo ou direito da casa.

          Referente taxas, o que está INCLUSO no valor da casa?

          Projeto, engenheiro, alvará, ART de execução e análise superficial de solo.

          Existirão outros custos e taxas adicionais?

          Em cada município, existem algumas pequenas diferenças na forma de operação. Existem cidades, que existem que para ser dado entrada em um alvará de construção, tenha-se em mãos VIABILIDADE, ALINHAMENTO, DECLARAÇÕES, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, MATRÍCULA ATUALIZADA (em algumas cidades apenas nenhuma delas, em outras algumas e em outras todas).Portanto, se alguma dessas taxas adicionais for necessária, o cliente irá fazer as solicitações e pagamentos das mesmas. Também em determinado momento, terá o ISS e HABITE-SE para pagar, e em algumas cidades ocorrem no mesmo momento, em outras o ISS é antes de iniciar a obra e o HABITE-SE depois da obra finalizada.

          Como funciona o pagamento do INSS e averbação da casa?

          Esses custos são do cliente, e onde temos uma grande vantagem. Nosso sistema construtivo permite um abatimento do INSS. O valor a pagar do INSS é calculado levando em consideração o preço do Custo Unitário Básico por metro quadrado (CUB/m²), existem alguns detalhes que podem ser observados para diminuir o valor a pagar ao utilizar pré-fabricados. Todas as obras que utilizem um desses componentes terão uma redução de até 70% no custo de INSS (art. 364 da IN 971/2009). Para garantir o desconto que chega até 70%, é necessário que no momento da abertura da CNO (Cadastro Nacional de Obras), exista o correto preenchimento das informações. O cliente pode fazer sozinho, com auxílio de seu contador ou também indicamos profissional que poderá estar auxiliando em toda parte documental.

          A Embloco informa o valor de taxas, como ISS, HABITE-SE, INSS?

          Não temos essas informações, devido em cada cidade, existirem práticas diferenciadas. Os clientes podem buscar um profissional para auxiliar nesses trâmites. Nós temos um profissional de confiança que podemos indicar aos clientes. Esse profissional, fará toda a parte documental necessária e inclusive no formato correto para obtenção de abatimento (desconto) que chega à 70% do INSS.

          O madeiramento do telhado, é envernizado?

          Em todos os modelos, o padrão é sem envernizamento. A razão é porque existem clientes que desejam pintar com outras cores e outros, colocar forro em madeira ou outros materiais. Dispomos da opção de envernizamento, para os clientes que desejarem.

          WhatsApp chat